Caio F.

by

Fiz uma descoberta no final de 2007: Caio Fernando Abreu.

É meio absurdo, pensarão, eu nunca ter lido nada dele antes. Vocês estão com a razão, eu sei. Mas sabem como é, um dia é uma coisa, outro dia é outra. E assim fui postergando. Até que, dia desses, criei vergonha e comprei um pocket dele, Fragmentos.

Fiquei louco com o que li. Aqueles Dois, que conta a história secreta de Raul e Saul, me emocionou – me revoltou, me fez pensar – do início ao fim.

Depois, uma amigona de todas as horas, gringa polenteira, me emprestou Triângulo das Águas, onde os cenários são mais eloqüentes do que os personagens. Aquelas casas de Dodecaedro e O Marinheiro manipulam seus habitantes. É como se as criaturas não passassem de marionetes dentro daqueles espaços claustrofóbicos e apertados demais para suas angústias.

Por fim, para minha felicidade e deleite, alguém muitíssimo especial me deu de Natal o Por onde andará Dulce Veiga. Recomendo mil vezes a saga do jornalista sem nome que procura Dulce Veiga, ídolo de sua juventude. Obviamente que, enquanto percorre o caminho atrás da musa da MPB, o personagem acaba encontrando um desconhecido. Ele mesmo. Dulce Veiga foi adaptado, a pouquinho, para o cinema. Aguardemos sua estréia, que promete.

Mas não se pode ver o contista / romancista apenas como literatura. Caio F. está além. Transcende questões superficiais da sexualidade para atingir algo mais profundo. Algo como a busca da consciência de se ser o que se é.

Meu entusiasmo não cessa. Caio F. foi um homem sensível que percebeu que há muito mais do que a lei de ação e reação nas atitudes humanas. Especular sobre o complexo que cerca a vida de seus personagens é o grande achado do autor.

Por fim, meus caros, recomendo a quem, como eu há bem pouco tempo, não conhece o Caio F. que o leia com urgência. É um exercício cheio de descobertas. Mas o que fica mesmo são muitas indagações. No final, ao menos uma certeza nos resta. Quando se trata de pessoas nada é tão simples quanto aparenta ser. E isso está longe de se restringir apenas à sexualidade.

9 Respostas to “Caio F.”

  1. Isma Says:

    Aqueles Dois foi o primeiro conto dele que eu li. E bastou pra eu gostar, procurar mais e gostar mais de novo.

    Antes tarde do que nunca, né?
    Deleite-se, entorpeça-se, aproveite.

  2. pornografo Says:

    boa dica pra começar a ano!

  3. Gabriel Says:

    Vander! Onde tu te meteste meu amigo? (haha)
    Tu recebeste minhas respostas às tuas mensagens?
    Abração, vê se reaparece!

    Quanto ao Caio, nunca li nada dele, infelizmente.

  4. carol Says:

    eu estou lendo o morangos mofados, bem na manha… empréstimo do “caieiro” oficial da trupe.

    tinha caio de boca e alma agora no porto verão alegre, a um preço exorbitante. não fomos, não iremos, até prova em contrário…

    estou feliz com a atualização. aqui é um porto segura de leitura boa (tenho andado tri sem paciância pra procurar sites).

    beijão!!

  5. Leti Says:

    Bem, dele eu nada li..mas ouvi as histórias de Morangos Mofados, nas aulas de literuatura do colégio…
    Mais uma dica de autor bom pra ser lido.
    Vander, saudades e valeu pela dica.

    Bj.

  6. Paula Says:

    Paxão,
    descobri o Caio no vestiba diquei curiosa e fui atrás. =) Tu tem q ler as cartas dele, tem naquela Ong Somos, perto da FBC. É lindo.

    Bjo

  7. Ale Lucchese Says:

    só li o triângulo das aguas, dodecaedro eh bom demais, mas o conto do marinheiro.. naum deu pra chegar ateh o fim

  8. S/N Says:

    Opa, gringa polenteira! Quem é essa? =D

  9. Caju Says:

    Caio Fernando Abreu foi uma descoberta pra mim também, mas de 2004. De lá pra cá, li tudo que ele publicou. É fascinante! E ainda gosto de reler os romances e os contos. Neste momento, por exemplo, estou lendo as “Cartas”, organizadas por Italo Moriconi. Vale a pena!
    Um bom abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: